Usina Alto Alegre (UAA) desde sua fundação preserva seus valores e os transmite de geração em geração. Cada novo trabalhador que passa a integrar a equipe que hoje contempla cerca de 49842 pessoas, entre empregos diretos e indiretos, passa também a partilhar do “Nosso Jeito de Ser”.
A Usina Alto Alegre é responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar. Como produtos resultantes estão o Açúcar e o Etanol Alto Alegre, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países. Como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a Usina Alto Alegre, ainda produz energia elétrica. Atualmente, a Usina Alto Alegre tem uma capacidade instalada para processar, aproximadamente 10,8 milhões de toneladas de cana por safra, e consequentemente produzir 11,6 milhões de sacas de açúcar cristal branco, 9,2 milhões de sacas de açúcar VHP, 100 mil sacas de açúcar demerara, 5,4 milhões de sacas de açúcar refinado amorfo, 140 milhões de litros de etanol hidratado carburante e 140 milhões de litros de etanol anidro carburante, e cogerar 418.000 MWh de energia elétrica.
Durante toda a sua existência, a Usina Alto Alegre (UAA) primou pela produção de produtos de excelente qualidade. Para tanto, sempre procurou investir em modernos equipamentos, tecnologias de ponta para produção de açúcar e etanol e, principalmente, na educação de seus funcionários, oferecendo-lhes cursos que possibilitassem um aprimoramento tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista administrativo, com ênfase na educação para a qualidade. Esta filosofia de trabalho, além do crescimento da empresa em termos de moagem e produção, promoveu o desenvolvimento de valores que foram se fortalecendo e se solidificando ao longo dos tempos, tornando-se uma cultura da nossa empresa.
Ainda no século XVIII, as famílias Junqueira e Figueiredo chegam ao Brasil, diretamente de Portugal, se estabelecem nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e ali constituem suas propriedades rurais. Com base na agricultura e na pecuária, se desenvolvem, ampliam suas atividades e, então, migram para o nordeste do estado de São Paulo (hoje região de Ribeirão Preto). Com a prosperidade de suas atividades concentram sua atuação no estado do Paraná, e no ano de 1978 fundam a primeira unidade da Usina Alto Alegre, a Unidade Junqueira na cidade de Colorado. Inicialmente, produzem apenas o etanol, mas com a evolução da produção, passam a fabricar o açúcar cristal. E ainda com novos investimentos, o açúcar refinado Alto Alegre, também passa a integrar a linha de produtos desta unidade fabril. Dando continuidade ao seu desenvolvimento, a Usina Alto Alegre, inaugura mais uma unidade fabril, a Unidade Floresta, localizada no distrito de Eneida, próximo à cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo. Esta unidade, desde sua inauguração, passa a também produzir açúcar cristal, etanol e energia elétrica; em 2018 um novo produto começa a ser produzido nesta mesma Unidade, o Açúcar Demerara. Mas o desenvolvimento da Usina Alto Alegre culmina com a inauguração da Unidade Santo Inácio, no ano de 2007, localizada no estado do Paraná, na cidade de Santo Inácio. A Unidade Santo Inácio produz açúcar cristal VHP e etanol, além da energia elétrica, construída desde a sua planta é uma das unidades mais modernas. Para completar o grupo Alto Alegre no que diz respeito as suas unidades fabris em 2010 foi inaugurada a Unidade Florestópolis, localizada também no estado do Paraná na cidade de Florestópolis, fazendo parte da sua produção o açúcar cristal VHP, etanol e energia elétrica.
Usina Alto Alegre, desde que fundada, atua de forma responsável adequando processos produtivos para a preservação do meio ambiente, e contribui para o desenvolvimento da sociedade por meio de vários projetos sociais. E ainda, destaca-se no mercado nacional e internacional, com a produção do seu açúcar e etanol produzido sob os mais rígidos padrões de qualidade, por toda a equipe da Usina Alto Alegre.
A empresa tem como principal objetivo o homem, educando-o, treinando-o no ambiente de trabalho, ajudando-o no autoconhecimento e crescimento pessoal e profissional.
Acreditamos que o envolvimento das pessoas e o trabalho participativo são nossa força competitiva, buscando sempre a melhoria contínua e o aperfeiçoamento dos processos. Todos nós, acionistas, funcionários e também nossos fornecedores e parceiros, integrados à sociedade, trabalhando com criatividade, produtividade e qualidade, conseguiremos alcançar excelência nos produtos por nós produzidos, com respeito ao meio ambiente.
A consequência dos nossos esforços será a satisfação de nossos clientes e o sucesso de nossa organização.
A Usina Alto Alegre é composta de quatro unidades fabris; Unidade Junqueira, Unidade Floresta, Unidade Santo Inácio e Unidade Florestópolis, e uma Unidade Central. Unidade Junqueira está localizada a 90 km da cidade de Maringá/ PR e 497 km da cidade Curitiba. Unidade Floresta está localizada a 40 km da cidade de Presidente Prudente / SP e 619 km da cidade de São Paulo. Unidade Santo Inácio está localizada a 111 km da cidade de Maringá / PR e 483 km da cidade de Curitiba e Unidade Florestópolis está localizada a 83 km da cidade de Londrina / PR e 454 km da cidade de Curitiba. Unidade Central localizada na cidade de Presidente Prudente / SP e 558 km da cidade de São Paulo.
Unidade Central Unidade Junqueira Unidade Floresta Unidade Santo Inácio Unidade FlorestópolisO Sistema de Gestão da Usina Alto Alegre (SGAA) foi desenvolvido com base nos valores da empresa tendo como pilares a alta capacidade de seus funcionários, e os constantes investimentos na mais alta tecnologia. É estruturado de tal forma que todos os processos e transações são perfeitamente compreendidos e executados por seus trabalhadores. Desta forma, com todos estes processos sendo executados de forma harmônica, permite que o relacionamento entre consumidores, fornecedores e trabalhadores seja muito bem sucedido.
No entanto, o SGAA para garantia de sua eficácia, não é apenas um conjunto de rotinas, normas e condutas. A Usina Alto Alegre, atenta aos avanços do mercado, investe constantemente no aperfeiçoamento de sua força de trabalho, o que permite trazer inovações aos processos produtivos e aos produtos Alto Alegre, cumprindo assim sua filosofia de melhoria contínua.
Desta forma, o SGAA, visa melhorar a competitividade dos produtos Alto Alegre no mercado, com base em sua força de trabalho orientada por planejamentos, estratégias e metas, e na organização de todo este processo.
Política de Gestão da Qualidade da Usina Alto Alegre é direcionada para a implementação de um Sistema de Gestão Empresarial, com objetivos voltados para a satisfação dos Clientes, qualificação do quadro funcional e consolidação da filosofia empresarial, que são complementadas por uma Visão empresarial e por uma Missão desenvolvidas para se integrarem ao Sistema de Gestão Alto Alegre (SGAA) e seus respectivos sub-sistemas.
Proporcionar o desenvolvimento sustentável da UAA através da melhoria contínua do Sistema de Gestão Alto Alegre (SGAA), que busca atender as necessidades e expectativas dos Clientes, Acionistas, Funcionários, Parceiros, Fornecedores, Órgãos Regulamentadores e Sociedade e faz com que a empresa seja um instrumento para o crescimento profissional e espiritual do homem.
A implementação do Sistema de Gestão Alto Alegre tem como objetivos:
Certificada desde 2003 na ISO 9001 as unidades de Floresta e Junqueira, posteriormente no ano de 2009 a Unidade de Santo Inácio e recentemente Unidade de Florestópolis; a Usina Alto Alegre com base em sua missão e especialmente em sua visão, direciona sua política para a implantação de um Sistema de Gestão Empresarial voltado para a satisfação plena de seu consumidor, qualificação do seu quadro funcional e especialmente para a consolidação de sua filosofia empresarial.
Certificada em 2009 conforme norma ISO 22000:2005 e em 2012 conforme esquema FSSC 22000:2018 (composto pela norma ISO 22000:2005 e pela especificação técnica ISO/TS 22002-1:2009), a Usina Alto Alegre Unidade Junqueira reforça a transparência de suas atividades, com o objetivo de oferecer ao Consumidor produtos de alta qualidade e seguros para o consumo, uma vez que minimiza os riscos de falhas por meio do controle efetivo dos processos internos.
A Usina Alto Alegre está comprometida em implementar e manter o atendimento aos requisitos do padrão Bonsucro EU-RED, respeitando o alinhamento entre a Bonsucro e a Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (EU-RED).
Certificada em 2017 segundo os padrões de produção Bonsucro, padrões este que envolvem a cana e todos os seus derivados. A Unidade Santo Inácio juntamente com a Unidade Junqueira, esta certificada em 2013, une-se ao seleto grupo de usinas no mundo que estão em conformidade com as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com o regime de certificação. Para fazer parte do ainda restrito grupo de empresas certificadas, as usinas passaram por rigorosas avaliações realizadas com o acompanhamento de 69 indicadores. Os critérios Bonsucro exigem que as empresas-membro certificadas estejam de acordo com os seguintes princípios: cumprimento da lei do local onde a empresa/usina está instalada; respeito aos direitos humanos e trabalhistas; gestão sobre insumos, produção e processamento de modo a aumentar a sustentabilidade; gestão ativa da biodiversidade e serviços do ecossistema; melhoria contínua das áreas-chave do negócio.
Sobre o Bonsucro™: Bonsucro é uma organização multistakeholders criada para reduzir os impactos ambientais e sociais da cana, com a definição de um padrão e um programa para transformar a indústria.
O programa de Food Safety segue as normas da HACCP - Hazard Analysis Critical Control Points, também conhecido como APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, utilizando os mesmos princípios e contando com o reconhecimento internacional. É caracterizada como uma ferramenta lógica, das mais precisas e modernas e está implementada na empresa.
O programa de HACCP destina-se a evitar riscos de não-conformidades (contaminações, deteriorações, alterações físico-químicas), que podem acontecer na fabricação, estocagem e manuseio de produtos alimentícios.
No Brasil, o Órgão oficial do Ministério da Saúde - Vigilância Sanitária, já adotou a sistemática, que é mandatória para indústrias alimentícias e segue as premissas adotadas pelas legislações internacionais.
Aplicação dessa sistemática envolve o uso de programas de inspeção e auditoria, com as consequentes exigências de monitoramento, registro de resultados (análises e avaliações), implementação de especificações de produtos e insumos, descrição de procedimentos e definição de responsabilidades.
Ferramenta 5'S não é apenas um programa, mas uma filosofia de vida. Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro, a empresa vem aplicando os princípios japoneses do 5'S. Este trabalho é considerado pela empresa a base para se atingir a Qualidade Total. Mediante treinamento e conscientização, os colaboradores são incentivados a implementarem ações de melhoria para cada um dos princípios do 5'S.
O programa 5S vem alcançando resultados muito além do que se poderia supor de um programa assim aparentemente despretensioso.
Através do 5S, os funcionários são envolvidos na melhoria de tudo o que os rodeia e rodeia o seu trabalho, usam sua criatividade e dão soluções, pessoais e em grupo, para pequenas melhorias, localizadas. Com isto, nossos funcionários começam a se sentir autorizados a gerar mudanças, a gostar de realizá-las, e a tomar gosto por esta participação em melhorias que os afetam diretamente.