Sobre a

Alto Alegre

Usina Alto Alegre (UAA) desde sua fundação preserva seus valores e os transmite de geração em geração. Cada novo trabalhador que passa a integrar a equipe que hoje contempla cerca de 49842 pessoas, entre empregos diretos e indiretos, passa também a partilhar do “Nosso Jeito de Ser”.

A Usina Alto Alegre é responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar. Como produtos resultantes estão o Açúcar e o Etanol Alto Alegre, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países. Como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a Usina Alto Alegre, ainda produz energia elétrica. Atualmente, a Usina Alto Alegre tem uma capacidade instalada para processar, aproximadamente 10,8 milhões de toneladas de cana por safra, e consequentemente produzir 11,6 milhões de sacas de açúcar cristal branco, 9,2 milhões de sacas de açúcar VHP, 100 mil sacas de açúcar demerara, 5,4 milhões de sacas de açúcar refinado amorfo, 140 milhões de litros de etanol hidratado carburante e 140 milhões de litros de etanol anidro carburante, e cogerar 418.000 MWh de energia elétrica.

Durante toda a sua existência, a Usina Alto Alegre (UAA) primou pela produção de produtos de excelente qualidade. Para tanto, sempre procurou investir em modernos equipamentos, tecnologias de ponta para produção de açúcar e etanol e, principalmente, na educação de seus funcionários, oferecendo-lhes cursos que possibilitassem um aprimoramento tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista administrativo, com ênfase na educação para a qualidade. Esta filosofia de trabalho, além do crescimento da empresa em termos de moagem e produção, promoveu o desenvolvimento de valores que foram se fortalecendo e se solidificando ao longo dos tempos, tornando-se uma cultura da nossa empresa.

Como

Surgimos

Ainda no século XVIII, as famílias Junqueira e Figueiredo chegam ao Brasil, diretamente de Portugal, se estabelecem nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e ali constituem suas propriedades rurais. Com base na agricultura e na pecuária, se desenvolvem, ampliam suas atividades e, então, migram para o nordeste do estado de São Paulo (hoje região de Ribeirão Preto). Com a prosperidade de suas atividades concentram sua atuação no estado do Paraná, e no ano de 1978 fundam a primeira unidade da Usina Alto Alegre, a Unidade Junqueira na cidade de Colorado. Inicialmente, produzem apenas o etanol, mas com a evolução da produção, passam a fabricar o açúcar cristal. E ainda com novos investimentos, o açúcar refinado Alto Alegre, também passa a integrar a linha de produtos desta unidade fabril. Dando continuidade ao seu desenvolvimento, a Usina Alto Alegre, inaugura mais uma unidade fabril, a Unidade Floresta, localizada no distrito de Eneida, próximo à cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo. Esta unidade, desde sua inauguração, passa a também produzir açúcar cristal, etanol e energia elétrica; em 2018 um novo produto começa a ser produzido nesta mesma Unidade, o Açúcar Demerara. Mas o desenvolvimento da Usina Alto Alegre culmina com a inauguração da Unidade Santo Inácio, no ano de 2007, localizada no estado do Paraná, na cidade de Santo Inácio. A Unidade Santo Inácio produz açúcar cristal VHP e etanol, além da energia elétrica, construída desde a sua planta é uma das unidades mais modernas. Para completar o grupo Alto Alegre no que diz respeito as suas unidades fabris em 2010 foi inaugurada a Unidade Florestópolis, localizada também no estado do Paraná na cidade de Florestópolis, fazendo parte da sua produção o açúcar cristal VHP, etanol e energia elétrica.

Usina Alto Alegre, desde que fundada, atua de forma responsável adequando processos produtivos para a preservação do meio ambiente, e contribui para o desenvolvimento da sociedade por meio de vários projetos sociais. E ainda, destaca-se no mercado nacional e internacional, com a produção do seu açúcar e etanol produzido sob os mais rígidos padrões de qualidade, por toda a equipe da Usina Alto Alegre.

Nossa
Missão

A empresa tem como principal objetivo o homem, educando-o, treinando-o no ambiente de trabalho, ajudando-o no autoconhecimento e crescimento pessoal e profissional.

Acreditamos que o envolvimento das pessoas e o trabalho participativo são nossa força competitiva, buscando sempre a melhoria contínua e o aperfeiçoamento dos processos. Todos nós, acionistas, funcionários e também nossos fornecedores e parceiros, integrados à sociedade, trabalhando com criatividade, produtividade e qualidade, conseguiremos alcançar excelência nos produtos por nós produzidos, com respeito ao meio ambiente.

A consequência dos nossos esforços será a satisfação de nossos clientes e o sucesso de nossa organização.

Unidades
mapa

A Usina Alto Alegre é composta de quatro unidades fabris; Unidade Junqueira, Unidade Floresta, Unidade Santo Inácio e Unidade Florestópolis, e uma Unidade Central. Unidade Junqueira está localizada a 90 km da cidade de Maringá/ PR e 497 km da cidade Curitiba. Unidade Floresta está localizada a 40 km da cidade de Presidente Prudente / SP e 619 km da cidade de São Paulo. Unidade Santo Inácio está localizada a 111 km da cidade de Maringá / PR e 483 km da cidade de Curitiba e Unidade Florestópolis está localizada a 83 km da cidade de Londrina / PR e 454 km da cidade de Curitiba. Unidade Central localizada na cidade de Presidente Prudente / SP e 558 km da cidade de São Paulo.

Unidade Central Unidade Junqueira Unidade Floresta Unidade Santo Inácio Unidade Florestópolis
Sistema de
Gestão

O Sistema de Gestão da Usina Alto Alegre (SGAA) foi desenvolvido com base nos valores da empresa tendo como pilares a alta capacidade de seus funcionários, e os constantes investimentos na mais alta tecnologia. É estruturado de tal forma que todos os processos e transações são perfeitamente compreendidos e executados por seus trabalhadores. Desta forma, com todos estes processos sendo executados de forma harmônica, permite que o relacionamento entre consumidores, fornecedores e trabalhadores seja muito bem sucedido.

No entanto, o SGAA para garantia de sua eficácia, não é apenas um conjunto de rotinas, normas e condutas. A Usina Alto Alegre, atenta aos avanços do mercado, investe constantemente no aperfeiçoamento de sua força de trabalho, o que permite trazer inovações aos processos produtivos e aos produtos Alto Alegre, cumprindo assim sua filosofia de melhoria contínua.

Desta forma, o SGAA, visa melhorar a competitividade dos produtos Alto Alegre no mercado, com base em sua força de trabalho orientada por planejamentos, estratégias e metas, e na organização de todo este processo.

Certificações

Política de Gestão da Qualidade da Usina Alto Alegre é direcionada para a implementação de um Sistema de Gestão Empresarial, com objetivos voltados para a satisfação dos Clientes, qualificação do quadro funcional e consolidação da filosofia empresarial, que são complementadas por uma Visão empresarial e por uma Missão desenvolvidas para se integrarem ao Sistema de Gestão Alto Alegre (SGAA) e seus respectivos sub-sistemas.

Política de Gestão de Qualidade

Proporcionar o desenvolvimento sustentável da UAA através da melhoria contínua do Sistema de Gestão Alto Alegre (SGAA), que busca atender as necessidades e expectativas dos Clientes, Acionistas, Funcionários, Parceiros, Fornecedores, Órgãos Regulamentadores e Sociedade e faz com que a empresa seja um instrumento para o crescimento profissional e espiritual do homem.

Objetivos de Gestão de Qualidade

A implementação do Sistema de Gestão Alto Alegre tem como objetivos:

Publicações
Relatório
de Sustentabilidade 2019
VER AGORA
Relatório 2017
de sustentabilidade 2017
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2016
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2015
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2014
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2013
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2012
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2011
VER AGORA