A transparência diante dos públicos de relacionamento, os chamados stakeholders, é um dos pilares da conduta da Usina Alto Alegre. Dentro deste contexto, a Usina Alto Alegre lançou, em 2011, seu primeiro relatório anual de sustentabilidade, no padrão estabelecido pela Global Reporting Initiative.*
O relatório traz uma exposição mais ampla das iniciativas da empresa para cada um de seus públicos apresentando as iniciativas anuais. Os resultados revelam nosso compromisso com o crescimento sustentável do negócio e com a criação de valores ambientais, sociais e econômicos.
* Global Reporting Initiative (GRI)
GRI tem como objetivo estabelecer um modelo para que as empresas prestem conta de suas atividades, de forma ampla, contemplando o seu desempenho social, ambiental e econômico. O conjunto de diretrizes e indicadores adotado por esse modelo proporciona a comparabilidade, credibilidade, periodicidade e legitimidade da informação sobre a atuação da empresa.
Nos dias de forte chuva não é possível realizar as atividades agrícolas. Nestes dias, a Usina Alto Alegre proporciona a estes funcionários, o Projeto Chuvisco. Um ônibus da empresa é transportado para o campo, e monitores internos promovem cursos de capacitação em diversas áreas, esclarecem dúvidas sobre procedimentos e instruções de trabalho, além de um trabalho de reforço na prevenção de acidentes de trabalho. Os funcionários são separados em equipes para que esta capacitação seja mais proveitosa. O Projeto Chuvisco tem apresentado excelentes resultados, especialmente na integração destes trabalhadores no processo de produção do açúcar e álcool, destacando a importância da atividade de cada um.
Todas as unidades da Usina Alto Alegre contam com refeitório para os funcionários. Os cardápios são elaborados diariamente pelo nutricionista responsável por cada Unidade, que compõe uma alimentação balanceada rica em todos os nutrientes para manutenção da saúde e bem estar do funcionário.
Durante a safra, são servidas refeições diárias, em três turnos, e os funcionários são adequados aos horários para que possam ter uma refeição tranqüila. Em todas as unidades, o funcionário ainda tem a opção do “Cardápio Light”, criado especialmente para atender aqueles que precisam de uma alimentação moderada em calorias.
A Usina Alto Alegre mantém convênio com as principais instituições de ensino superior das regiões em que atua e oferece vagas de estágio aos estudantes de Ciências Agrárias, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Engenharia. No projeto “Pensando no Futuro” os estudantes são colocadas em contato direto com a realidade de uma grande empresa, e possuem atividades específicas que contribuem para sua formação acadêmica e profissional. Conhecem o dia-a-dia da empresa e desenvolvem habilidades para o trabalho em equipe. Esta é uma grande oportunidade para que futuros profissionais aprendam na prática o que visualizam na teoria.
Buscar novos talentos para incorporar sua equipe. Esta é a missão do Programa de Trainees lançado pela Usina Alto Alegre. Jovens recém saídos da universidade, formados nos cursos de Ciências Agrágrias, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Engenharia, podem se inscrever no programa e participar de processo seletivo. Os com melhor capacitação e dispostos a compartilhar dos valores da empresa são convidados a ingressar à equipe Alto Alegre. É uma chance única de atuar em uma organização que concentra sua atenção na capacitação e bem estar de seus trabalhadores, bem como o de aprender sobre um setor em franca expansão.
O bem estar e a saúde de cada funcionário da Alto Alegre são primordiais para a empresa. Por isso, desenvolve inúmeros projetos internamente buscando proporcionar melhores condições de trabalho e de vida a cada trabalhador. Estas ações contemplam desde o cuidado com a alimentação até atividades físicas e de prevenção.
Mensalmente, a Alto Alegre realiza o “Café com Saúde”. Um café da manhã dirigido especialmente aos trabalhadores que apresentam problemas de saúde como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros, que requerem atenção por parte do trabalhador. Durante o café, recebem inúmeras orientações, sobre como conviver melhor com cada doença, ações preventivas, cuidados com a alimentação, e têm um espaço aberto para esclarecer suas dúvidas.
Desde sua fundação, há mais de trinta anos, a Usina Alto Alegre acredita que a razão do desenvolvimento e do sucesso da empresa é a valorização de cada um de seus trabalhadores. A relação com cada trabalhador é cuidadosa, desde o processo de contratação. Além de uma análise profunda sobre as capacidades do candidato, é indispensável que este partilhe dos valores da empresa, que são essenciais para a integração e para a conduta correta em suas atividades. Durante este processo ainda, são avaliadas capacidades de motivação, de trabalho em equipe, e a disposição para novos aprendizados.
Já fazendo parte da equipe Alto Alegre, o trabalhador é submetido a inúmeros treinamentos, cursos e capacitações, que agregam valores não só para a empresa, mas para o conhecimento e crescimento profissional de cada trabalhador. No entanto, estas capacitações não se concentram apenas no âmbito profissional, mas intelectual e pessoal. A empresa ainda incentiva seus trabalhadores a agregarem conhecimentos fora da empresa, participando de cursos, congressos e eventos em geral. A intenção da empresa é que cada trabalhador construa sua história de vida junto à história da Usina Alto Alegre. Para isso, Alto Alegre estabeleceu processos e políticas estimulantes que incentivam o trabalhador a mostrar seu conhecimento e como conseqüência, o façam conquistar novos espaços dentro da empresa.
Destinado aos funcionários da Usina Alto Alegre, o Projeto Integração, visa acompanhar o bem estar de toda a equipe. Inicialmente, dar “boas vindas” aos novos integrantes da empresa é a intenção do Projeto. O encarregado do setor acompanha seu novo funcionário por toda a empresa, integrando-o à nova equipe, e promovendo visitações as unidades para que o novo funcionário conheça todo o processo de produção da Alto Alegre. Após a integração inicial, os “agentes sociais” fazem um acompanhamento do funcionário, tanto da área agrícola quanto da área industrial e administrativa, não só na sua atuação dentro da empresa, mas realizam visitas à sua residência e prestam orientações específicas sobre saúde, alimentação, higiene e organização do lar e relacionamento conjugal e familiar. Além disso, acompanham a participação dos familiares nos grupos específicos de gestantes, hipertensos e diabéticos.
Para adoçar mais a vida das nossas crianças a Alto Alegre preparou uma ação especial:
A OFICINA DE DOCES - Um jeito Alegre de aprender a cozinhar!
A Oficina de Doces será voltada para as crianças de 7 a 10 anos, gratuitamente, visa despertar nos pequenos o interesse pela gastronomia.
Na oficina as crianças poderão exercer suas habilidades culinárias para elaborar deliciosos doces.
Serão três horas divertidas na cozinha, sob orientação de profissionais, onde os mini chefs vão aprender e preparar algumas delícias. Serão receitas simples que as crianças poderão repetir em casa.
Faça sua inscrição e venha se divertir conosco.
A OFICINA DE DOCES - Um jeito Alegre de aprender a cozinhar!
A Oficina de Doces foi realizada no período de 01 a 19 de outubro para as crianças de 7 a 10 anos, gratuitamente e teve como objetivo despertar nos pequenos o interesse pela gastronomia. Conseguimos atender aproximadamente 600 crianças de diversos municípios e até mesmo estados. Na Oficina as crianças puderam exercer suas habilidades culinárias para elaborar deliciosos doces. Foram três horas divertidas na academia de culinária, sob orientação de profissionais, onde os mini chefs aprenderam e prepararam algumas delícias. Receitas simples que as crianças poderão repetir em casa. Além das habilidades culinárias conseguimos trabalhar nesta oficina atividades que desenvolveram a coordenação motora, medidas de capacidade, trabalho em equipe, organização e higiene além de valores nutricionais alimentícios.
Veja mais em nosso canal no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCL38QKrFTfsmIeh-lpzvXRA
A Oficina de Doces em 2019 foi realizada nas cidades de Colorado (PR) e Presidente Prudente (SP) de 1º a 12 de junho e de 2 a 20 de setembro, respectivamente. O objetivo, como sempre, foi cumprido: levar às crianças de 7 a 10 anos a primeira experiência na gastronomia de forma divertida.
Profissionais altamente capacitados orientaram os minichefs a preparar receitas simples, doces e deliciosas para replicarem em casa aos familiares e amigos.
Foram trabalhadas nesta atividade a coordenação motora, a noção de capacidade, o trabalho em equipe, a organização, a higiene e a nutrição.
Veja mais em nosso canal do Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCL38QKrFTfsmIeh-lpzvXRA
Os cuidados com o meio ambiente são perceptíveis em todas as áreas de produção da Usina Alto Alegre. Sua Política Ambiental estabelece as principais ações desenvolvidas internamente, e ressalta a contribuição da empresa no processo de conscientização de toda a comunidade de que é preciso reverter o processo de destruição do meio ambiente.
A preocupação com o meio ambiente está presente em todas as fases de produção da Usina Alto Alegre. Do plantio ao produto final, todos os processos da Usina Alto Alegre são rigorosamente acompanhados por uma equipe especializada atenta a possíveis impactos ambientais. Esta preocupação com o meio ambiente também é visível por meio da política de reaproveitamento da empresa, uma vez que nada é desperdiçado durante a produção do açúcar ou do Etanol. O bagaço da cana é utilizado como matéria prima para a produção de energia elétrica, a torta de filtro é utilizada para adubar a terra e toda a água utilizada é reaproveitada durante o processo.
Usina Alto Alegre também tem a consciência de que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de cada indivíduo, e que as grandes empresas neste processo têm a tarefa não só de adequar todos os seus processos produtivos, mas de orientar toda a sua força de trabalho para a preservação do meio ambiente não só quando inseridos na empresa, mas em suas atividades diárias. Dentro das unidades isto é realizado também por meio do Projeto Reciclar.
Além disso, a Usina Alto Alegre criou programas ambientais junto a comunidade para auxiliar no processo de conscientização de toda a sociedade, começando por um trabalho realizado junto às crianças.
O Projeto Reciclar foi instalado nas três unidades da Usina Alto Alegre, com o objetivo de reduzir o volume de lixo produzido e incentivar a reciclagem. Em todas as áreas das unidades foram colocadas lixeiras com coleta seletiva, e constantemente os trabalhadores são submetidos a treinamentos sobre como separar este lixo. Além disso, resíduos da produção como galhos e folhas, são reutilizados como adubo no período de plantio.
Cumprindo as diretrizes estabelecidas pela sua Política Ambiental, a Usina Alto Alegre desenvolveu o projeto Mais Verde. O projeto consiste no plantio de mudas em áreas antes devastadas. As áreas de plantio escolhidas geralmente são próximas às áreas de atuação da Usina Alto Alegre. No ano de 2007, a Usina Alto Alegre cumpriu sua meta e 200.000 mudas de árvores foram plantadas em uma área de 120ha.
O mais novo projeto ambiental da Usina Alto Alegre destina-se a crianças do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais localizadas nas áreas de atuação da Usina Alto Alegre. No primeiro dia do projeto, a equipe responsável vai até a escola e realiza palestras explicativas sobre a flora e a fauna, fotossíntese, combustível verde, reciclagem, 3 R’s, e abre espaço para um bate-papo com as crianças esclarecendo as principais dúvidas, além disso, realiza brincadeiras educativas proporcionando a estas crianças um dia animado, mas com aprendizado.
E ainda, a equipe da Usina Alto Alegre lança neste dia um concurso de redação com o nome do Projeto, no qual as três melhores de cada escola serão premiadas. No segundo dia, todas as crianças são levadas para uma área de reflorestamento, onde cada uma delas planta sua árvore, e os autores das melhores redações recebem os seus prêmios. A intenção do projeto é ensinar a importância da preservação do meio ambiente desde a infância.
O plantio de árvores tem sido objeto de inúmeros projetos ambientais que a Usina Alto Alegre tem investido constantemente, como o “Plantando Verde e Colhendo Vida” e o Projeto “Mais Verde”. Para dar suporte e continuidade a estes projetos a empresa criou seu próprio viveiro. Para tanto, a Alto Alegre mantém uma equipe altamente especializada na produção de mudas e no planejamento e implantação de viveiros. Além disso, o desenvolvimento destas mudas após o plantio, recebe além dos cuidados da equipe Alto Alegre, o acompanhamento constante por parte de órgãos reguladores municipais, estaduais e federais. São mais de 80 espécies, e mais de 600.000 mudas já produzidas.
Os créditos de carbono são “certificados” emitidos por empresas ambientalmente responsáveis que conseguiram reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) no meio ambiente, por meio de formas alternativas de geração de energia. Os créditos de carbono foram estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto, e são uma forma de compensação das empresas poluentes pelas não poluentes, uma estratégia para redução da poluição em todo o mundo, estes certificados podem ser comercializados entre as empresas para que haja esta compensação. Os projetos de redução de poluentes desenvolvidos pelas indústrias têm de ser apresentados à Organização das Nações Unidas e aprovados então, recebem a certificação da ONU. A Unidade Floresta da Usina Alto Alegre já teve seus créditos de carbono certificados pela ONU e desta forma já tem contribuído para a preservação do meio ambiente.