Sustentabilidade

A transparência diante dos públicos de relacionamento, os chamados stakeholders, é um dos pilares da conduta da Usina Alto Alegre. Dentro deste contexto, a Usina Alto Alegre lançou, em 2011, seu primeiro relatório anual de sustentabilidade, no padrão estabelecido pela Global Reporting Initiative.*

O relatório traz uma exposição mais ampla das iniciativas da empresa para cada um de seus públicos apresentando as iniciativas anuais. Os resultados revelam nosso compromisso com o crescimento sustentável do negócio e com a criação de valores ambientais, sociais e econômicos.

* Global Reporting Initiative (GRI)

GRI tem como objetivo estabelecer um modelo para que as empresas prestem conta de suas atividades, de forma ampla, contemplando o seu desempenho social, ambiental e econômico. O conjunto de diretrizes e indicadores adotado por esse modelo proporciona a comparabilidade, credibilidade, periodicidade e legitimidade da informação sobre a atuação da empresa.

Desempenho Social

A responsabilidade social integra a política da empresa, que desenvolveu inclusive sua Política Social. Para contribuir para a melhoria da sociedade em geral, especialmente nas áreas de atuação da Alto Alegre, a empresa criou diversos programas destinados à comunidade, e também, programas especialmente direcionados ao bem estar de sua força de trabalho.

Política Social

Ao acreditar que a solução dos problemas da sociedade está no próprio ser humano, a Usina Alto Alegre tem como premissa, desde sua fundação, a preocupação com o bem estar do próximo. Por meio de sua Política Social busca contribuir para melhorar as condições de vida e trabalho não só de seus funcionários, mas da comunidade em geral.

Usina Alto Alegre apóia inúmeras iniciativas sociais, especialmente as da área da saúde, educação, cultura, aperfeiçoamento profissional e crescimento espiritual. Incentivos aos projetos sociais já desenvolvidos, ações voluntárias promovidas pelos próprios funcionários, doações de produtos e bens materiais, além de patrocínios contemplam as ações desenvolvidas pela Usina Alto Alegre. No entanto, todas as ações e entidades apoiadas partilham dos mesmos valores da Alto Alegre.

Política Social Interna

Para a Usina Alto Alegre, a capacitação e o bem estar de seus funcionários são a base para o desenvolvimento da empresa, e para a qualidade dos produtos oferecidos para o consumidor, por isso, a Alto Alegre, possui uma série de programas sociais internos para oferecer estas condições aos funcionários.

Política Social Externa

Além dos programas desenvolvidos internamente para seus funcionários, a Alto Alegre tem a consciência da importância da participação da iniciativa privada para a resolução de problemas de toda a sociedade. Por isso, a empresa, apóia inúmeras iniciativas sociais como eventos, patrocínios e doações, desde que estas entidades promotoras e mantenedoras partilhem dos valores praticados pela Alto Alegre.

Doações

Diversas entidades são beneficiadas mensalmente com pacotes do Açúcar Alto Alegre. As entidades selecionadas estão presentes na região de abrangência da empresa, além disso, desenvolvem um sério trabalho e compartilham dos valores praticados pela Alto Alegre. A empresa acompanha de perto as atividades desenvolvidas por estas entidades, enaltece sua proposta e reconhece a contribuição de cada uma delas para a construção de uma sociedade mais justa.

Projetos
internos

Para adoçar mais a vida das nossas crianças a Alto Alegre preparou uma ação especial:
A OFICINA DE DOCES - Um jeito Alegre de aprender a cozinhar!
A Oficina de Doces será voltada para as crianças de 7 a 10 anos, gratuitamente, visa despertar nos pequenos o interesse pela gastronomia.
Na oficina as crianças poderão exercer suas habilidades culinárias para elaborar deliciosos doces.
Serão três horas divertidas na cozinha, sob orientação de profissionais, onde os mini chefs vão aprender e preparar algumas delícias. Serão receitas simples que as crianças poderão repetir em casa.
Faça sua inscrição e venha se divertir conosco.

Desempenho Ambiental

Os cuidados com o meio ambiente são perceptíveis em todas as áreas de produção da Usina Alto Alegre. Sua Política Ambiental estabelece as principais ações desenvolvidas internamente, e ressalta a contribuição da empresa no processo de conscientização de toda a comunidade de que é preciso reverter o processo de destruição do meio ambiente.

Política Ambiental

A preocupação com o meio ambiente está presente em todas as fases de produção da Usina Alto Alegre. Do plantio ao produto final, todos os processos da Usina Alto Alegre são rigorosamente acompanhados por uma equipe especializada atenta a possíveis impactos ambientais. Esta preocupação com o meio ambiente também é visível por meio da política de reaproveitamento da empresa, uma vez que nada é desperdiçado durante a produção do açúcar ou do Etanol. O bagaço da cana é utilizado como matéria prima para a produção de energia elétrica, a torta de filtro é utilizada para adubar a terra e toda a água utilizada é reaproveitada durante o processo.

Usina Alto Alegre também tem a consciência de que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de cada indivíduo, e que as grandes empresas neste processo têm a tarefa não só de adequar todos os seus processos produtivos, mas de orientar toda a sua força de trabalho para a preservação do meio ambiente não só quando inseridos na empresa, mas em suas atividades diárias. Dentro das unidades isto é realizado também por meio do Projeto Reciclar.

Além disso, a Usina Alto Alegre criou programas ambientais junto a comunidade para auxiliar no processo de conscientização de toda a sociedade, começando por um trabalho realizado junto às crianças.

Projetos
ambientais
Publicações
Relatório
de Sustentabilidade 2019
VER AGORA
Relatório 2017
de sustentabilidade 2017
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2016
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2015
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2014
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2013
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2012
VER AGORA
Relatório
de sustentabilidade 2011
VER AGORA